sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Banhistas Denunciam Pesca Com Bomba Na Baía de Aratu, em Candeias.


Na manhã desta sexta feira (28) pescadores e banhistas flagraram imagens de atividades ilegais na Baía de Aratu no que diz respeito à pesca com explosivos. Vídeos e fotos que circulam nas redes sociais mostram o resultado de um crime ambiental praticado por outros pescadores que usam bombas para capturar peixes em suas atividades pesqueiras. Um vídeo gravado por um pescador mostra a tamanha crueldade que vem acontecendo aos longo desses dias. No sábado passado (22), banhistas que frequentavam a Prainha de Aratu, em Candeias, entraram em contato com um grupo de whatsapp para fazer a denúncia de peixes que estavam aparecendo mortos na Prainha. "Achei estranho a grande quantidade de peixes aparecendo mortos na beira da praia" relatou um dos banhistas. O caso já foi denunciado ao COPPA (Companhia da Polícia de Proteção Ambiental) e ao INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e, pescadores e banhistas que frequentam a Baía de Aratu esperam por providências. 
A pesca com bomba é uma atividade ilegal e, para pescadores que praticam tais atividades, os mesmos podem sofrer penalidades e terem suas embarcações apreendidas, já que a a detonação com bomba é violentíssima e acaba comprometendo, não somente peixes, mas tartarugas, corais, e toda forma de vida marinha, principalmente àquelas que estão em fase juvenil, assim como residência também podem ser afetadas com rachaduras. Alguns pescadores que lançaram explosivos já foram identificados.
A coleta de peixes com o uso de explosivos é uma atividade ilegal, prevista na Lei 9.605/98 (capítulo V, artigo 35, inciso II), que dispõe sobre crimes ambientais.