quarta-feira, 27 de março de 2019

Novo Fenômeno No Céu é Registrado Por Moradores da Cidade de Candeias

Hoje (27), por volta das 15:40, um arco-íris com formação diferente chamou a atenção de um morador que estava trabalhando e resolveu gravar a cena. Um arco colorido entre as nuvens foi registrado por Rodrigo Conceição, que estava em horário de expediente, e que flagrou a cena bem próximo ao bairro da Urbis I, em Candeias.  No momento do episódio, as fotografias juntamente com um vídeo foram enviados ao nosso grupo de whatsapp.
Em 21 de Maio de 2015, um fenômeno parecido aconteceu na cidade de São José dos Campos, interior de SP, e foi registrado pelo físico Fábio Dondeo Origo. O arco-íris foi visto no dia 7 de janeiro, por volta das 18h, e surpreendeu o físico por sua formação entre as nuvens que cobriam o sol. "Achei curiosa a formação deste tipo de arco-íris e fui pesquisar mais sobre ele. Já vi alguns parecidos sendo apelidados de arco-írios de fogo", disse o físico.
Na época, a fonte do Jornal G1 declarou em nota que, segundo o meteorologista Fábio Rocha do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), apesar de diferente do que é visto, o registro se trata de um arco-íris comum, criado por refração da luz. As cores, porém, podem variar de acordo com a refração, mas a formação se dá devido ao encontro do brilho do sol com água vaporizada ou chuva no ar.
Veja a seguir o vídeo que foi gravado pelo amigo Antonio, que também registrou o momento:
Outros amadores enviaram novos vídeos e fotos para o nosso grupo.

Um comentário: