quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Lixo na Praia de Madre de Deus Causa Polêmica e Chama a Atenção de Turistas e Moradores Locais

A sujeira na Praia de Madre de Deus chamou a atenção de turistas e moradores que estiveram no local, nesta terça-feira (25) pois, os mesmos registraram imagens da situação da Praia durante o feriado de natal. Com uma grande faixa de areia, a praia encanta pelo visual,com água mais clara e uma área de Lazer em suas proximidades mas, com o aumento do número de frequentadores, um problema surgiu: o a cúmulo de lixo!. Internautas compartilharam as imagens em grupos de Whatsapp e reclamaram da falta de consciência de alguns banhistas. Na praia, não é difícil encontrar banhistas jogando latas de cerveja no mar.
As praias sofrem com a poluição que, muitas das vezes, é causada pelos próprios frequentadores. É possível encontrar todo tipo de lixo; Desde latas, garrafas, copos, cocos, papel, sacos plásticos e tampas; Além da poluição gerada pela empresa petrolífera.
Na região que fica perto de manguezais, o problema é mais preocupante pois, a maré sobe e acaba levando para dentro da água e dos mangues todo o lixo acumulado na areia.
A prefeitura de Madre de Deus informou que a administração trabalha com o serviço de educação e denúncia através da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (SUCOM). O trabalho já é feito durante todo o ano e a coleta é realizada todos os dias mas, para a responsável pela SUCOM, Katia Carmelo, o alerta também é válido para os frequentadores que, precisam colaborar recolhendo o próprio lixo.
“Esse é um problema recorrente em todas as orlas (do Brasil). Infelizmente nem todos tem consciência”, lamentou. De acordo com Katia, os panfletos educativos estão sendo confeccionados. Ela também ressaltou os riscos de churrasqueiras na areia da praia, reforçando que é terminantemente proibido. Segundo ela, a Petrobras informou que existem tubovias com materiais inflamáveis na praia, apontou ainda que os riscos são altos.
Matéria: João Santos
Na Virada do Ano Não Foi Diferente
No começo desse ano, exatamente dia 02 de Janeiro de 2018, um dia após a festa de Réveillon, uma visitante enviou-nos um áudio através do nosso grupo de whatsapp, grupo esse voltado à preservação ambiental, onde essa visitante contava todo o seu desabafo e de como estava a situação da praia com a tamanha quantidade de lixo deixada por visitantes de municípios vizinhos. Segue o áudio abaixo e algumas fotografias de como se encontrava a praia de Madre de Deus no dia 02 de Janeiro de 2018.