domingo, 9 de dezembro de 2018

Praia dos Frades Ganha Selo de Qualidade internacional

Ponta de Nossa Senhora é uma das praias que faz parte da famosa ilha dos Frades, e uma das ilhas que compõe o roteiros turísticos da baía de todos os santos. Com suas águas límpidas e transparentes, a ilha tem atraído a presença de diversos turistas de várias partes do mundo por ser provida de belezas naturais e havendo também na ilha uma grande reserva de mata atlântica que serve como trilhas que dá acesso a outras praias da ilha.
A concessão do selo se dá após avaliações de requisitos de qualidade socioambiental, como segurança, qualidade da água, gestão e educação ambiental. Já foram distribuídos mais de 4.600 selos em todo o planeta, sendo 3.500 somente para praias, marinas e embarcações turísticas e apenas dez delas no Brasil, entre cinco localidades contempladas. São elas Prainha (RJ), Tombo (Guarujá-SP), Governador Celso Ramos (SC) e uma praia fluvial em Florianópolis (SC). A Ilha dos Frades terá o selo renovado pela terceira vez.
 Integrante do território de Salvador, a Ponta de Nossa Senhora faz parte de uma Área de Proteção Cultural e Paisagística (APCP) e, desde 1982, é Reserva Ecológica. Tem belezas naturais preservadas por força da ação do projeto Baía Viva, além da supervisão da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), que estuda a implantação de um parque natural na região.
 Outras praias da capital baiana estão na mira da FEE e são preparadas pelo município para receber a certificação. Ipitanga, Praia do Flamengo e Stella Maris integram o macroprojeto de infraestrutura que está requalificando toda a orla da cidade.
Entre os monumentos históricos da ilha, destacam-se as ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, construída no século XVII; a Igreja Nossa Senhora do Loreto erguida no século XVIII; a Igreja Nossa Senhora do Bom Parto, o Farol da Ilha dos Frades, as ruínas de um lazareto e armazém de quarentena de escravos. Entre as praias famosas, além da de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, são as de Loreto, de Panamana, do Tobar e da Viração.

A Praia Já Havia Recebido Selo de Qualidade em 2016
No ano de 2016, a mesma praia fez parte do rol das melhores praias do mundo e, essa classificação se deve ao recebimento do selo Bandeira Azul, emitido para a localidade pela Fundation for Environmental Education (FEE), instituição internacional sem fins lucrativos.
A atração turística, primeira do Norte e do Nordeste do Brasil a receber o título, passou por uma série de avaliações para o processo de certificação.
Entre os temas avaliados, quatro se destacam, segundo a coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil e representante do Instituto Ambientes em Redes (parceiro da FEE), Leana Bernardes.
Educação ambiental, segurança, equipamentos e gestão ambiental foram pontos avaliados pelos técnicos da entidade, segundo ela. Ao todo, foram dois anos de análises feitas pela instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário